Caracterização dos Açores


Localização Geográfica dos Açores

O arquipélago dos Açores localiza-se precisamente sobre a dorsal média atlântica, entre a América do Norte e a Europa, devido à sua proximidade com o continente europeu e à sua integração política na República Portuguesa e na União Europeia é geralmente englobado na Europa. Os Açores ficam a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2110 de Nova Iorque. São três grupos de ilhas de origem vulcânica, o grupo Central, constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, é ladeado a Oriente pelas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, e a Ocidente pelas ilhas das Flores e Corvo. Tem como as principais cidades, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

No seu conjunto ocupam uma área total de 2335 km2, oferecendo um mundo de aliciantes contrastes.

População

A população dos Açores distribui-se irregularmente pelas ilhas. A maior parte dos habitantes reside em São Miguel (53%). Segue-se a Terceira com 24%, Pico e Faial com 6%, Santa Maria com 3%, Graciosa e Flores com 2% e o Corvo com 0,2%.

Clima

Os Açores têm um clima marítimo com temperaturas amenas que variam desde os 16ºC (60ºF) no Inverno aos 26ºC (79ºF) no Verão. As temperaturas do mar sofrem influências da Corrente do Golfo, sendo também elas amenas e entre os 14ºC e os 22ºC em média.

Em média há cerca de três a quatro horas de incidência solar/dia no Inverno e cerca de sete a oito horas/dia no Verão. A chuva é uma presença mais ou menos constante durante todo o ano sendo, regra geral, mais constante e forte no Inverno. Característica dos Açores é uma grande variedade de condições climatéricas a acontecer num curto período de tempo: no mesmo dia pode ter-se chuva, sol, forte, vento e acalmia, intercalados ou em diferentes combinações! Costuma até dizer-se que, se não se está a gostar do tempo, dali a 10 minutos já se tem outro.

Cultura dos Açores

Pode dizer-se que a cultura dos Açores é única sob vários aspectos. É, no entanto, razoável afirmar que as suas raízes podem encontrar-se nas diferentes ondas da colonização que apareceram ao arquipélago nos primeiros séculos após a sua descoberta e que foram adaptando, com o passar do tempo, às circunstâncias bastante especiais que estas ilhas lhes iriam proporcionar, moldando, por fim em certa dose, os seus modos de vida.

Gastronomia dos Açores

A dispersão geográfica das ilhas é talvez a causa principal da grande diversidade de pratos típicos que fazem parte da cozinha tradicional açoriana, caracterizada por uma ementa variada de apetitosas e suculentas receitas tradicionais capazes de saciarem os paladares mais exigentes.

Para isso, contribui também a grande riqueza piscícola dos mares dos Açores que, aliada à produção de boa carne, leite e seus derivados, bem como à de outros produtos hortícolas de qualidade, permite a utilização de uma grande variedade de ingredientes na confecção dos pratos.



Voltar