História dos Açores


A descoberta dos Açores, segundo mapas genoveses do século XIV, ter-se-ia verificado entre 1317 e 1339, por marinheiros portugueses e alguns genoveses ao serviço de Portugal. No entanto, o grande historiador Damião Peres, aponta Diogo de Silves, navegador português, como o descobridor do arquipélago, em 1427. O povoamento começou pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, por volta de 1439, terminando nas Flores e Corvo, descobertas posteriormente.

Os açores têm tido um papel importante na história de Portugal. Participaram na conquista e defesa das praças portuguesas do norte de áfrica, foram escala das naus vindas da índia deram apoio às expedições para a explorações da América e durante o domínio de Espanha sobre Portugal, de 1580 a 1640, foram um forte baluarte da resistência. Nas duas Grandes Guerras Mundiais este arquipélago foi vital para o auxílio que prestou aos Aliados, tendo-se tomado um centro de comunicações e de apoio à aviação, cuja acção se tem mantido até aos nossos dias.

Depois da Revolução de 1974,a constituição de 1976 assegurou aos Açores um estatuto de Autonomia, com Assembleia legislativa e governo próprios, situação mais uma vez consagrada e até reforçada no novo texto constitucional, após a revisão que teve lugar em 1982. Os Açores têm contribuído para a cultura portuguesa com figuras de grande relevo, nomeadamente no campo das artes, literatura, política e ciência.



Voltar